- ambiente: a primeira vista parece tudo muito bonito. Com tempo vão se apresentando os problemas: muito barulho (acústica ruim), pouca privacidade (não tem espaço suficiente para reuniões importantes ou atividades que precisam de concentração, aparição de pragas constantes (insetos e baratinhas nas mesas, banheiros e salas), espaço insuficiente para almoço no local, espaço quase inexistente para descompressão, Cadeiras velhas e capengas, não tem monitor para todos, zero ergonomia. Quer marcar reunião com cliente no escritório? Tem que pedir sala 2 semanas antes pq está impossível o espaço.
- Benefícios: abaixo do mercado. plano de saúde com coparticipação, reembolso baixo e cobertura limitada. Vale flash 50 por dia, fora da realidade da região. Fretado só é reembolsado se morar fora de São Paulo, quem mora a ~30-40 km de distância do escritório não é contemplado por estar dentro do município. Auxílio idioma 300/mês. Tem auxílio creche mas não sei o valor. Horário flexível.
- Qualidade de vida: pessimo. Tem área que é híbrido e outras 100% presencial. Pq? Não sei. Só é assim e não tem negociação. Desgastante demais para a maioria. Muitos gastam 2-4h por dia para ir e voltar do trabalho, é perturbador estar abaixo de uma gestão que não considera nem a possibilidade de remoto algumas vezes na semana. Muito desumano.
- Para comercial: remuneração abaixo do mercado. mesmo em dias de eventos da empresa não pagam café da manhã, almoço e nem jantar independente do período que ficou no evento. Disponibilizam cartão no sistema virtual mas não pode de forma alguma comprar brinde ou um agrado pro cliente, mesmo que seja o maior cliente da empresa é uma extrema burocracia. Campanhas para incentivar o time de parceiro também é uma burocracia, tem que fazer uma maratona de documentação para aprovar algo simples e leva mais tempo para organizar do que a própria campanha. Da vontade de não fazer nada com cliente só para evitar essa dor de cabeça. Comissão só é paga no fim do trimestre. Metas muitas vezes desmotivadoras, mesmo que entre dia 20 do mês é considerado para a cota, sem chance de negociação. Há comissão em cima do valor de setup.
- Clima da empresa: depende muito do gestor! Tem ótimos e pessimos gestores, é uma roleta russa. As pessoas em geral tentam se ajudar e isso acaba contribuindo muito para quem entra, pois não tem manual de como faz as coisas. Tudo tem que perguntar para quem já faz e, se der azar de cair com colegas individualistas, vai penar para aprender. Tem pessimas pessoas que tem a liberdade e se sentem confortáveis de fazer comentários extremamente machistas e misóginos o tempo todo, não trabalha, não entrega e desmerecem o trabalho do outro.
A empresa é familiar e a diretoria quer que os funcionários tenham “atitude de dono” mas sem os benefícios, é claro. Marcam reuniões em horários fora do expediente normal e esperam que vá sem reclamar. Acham que todos ali moram a no máximo 5km de distância, como algum deles. Acham ruim o comercial que faz remoto e supõem que se não está no escritório, está enrolando por aí.
Escutei diversas vezes nas reuniões quinzenais que esperam “mais produtividade e eficiência” para fazer “mais com menos”, acontece que não dão ferramentas para isso - não tem sala suficiente para trabalhar em silêncio, não tem home office para quem rende mais em casa, não tem espaço confortável para trabalhar ou descansar, não tem ergonomia, etc.
escutei de vários veteranos que a meritocracia não existia e comprovei na prática que é verdade. Gente mais nova entrando ganhando mais que quem tá há anos se dedicando ali, sem reconhecimento. Depende muito do gerente para ser imparcial, justo e transparente sobre as decisões da equipe. Muitos não querem se indispor com área parceiras e acabam prejudicando a motivação da equipe.
Com a entrada do fundo e a atenção sendo voltada para gestão, acredito que tem melhorado em passos lentos, mas ainda tem muito o que se aprimorar. Se quiserem mesmo que as pessoas fiquem na empresa, pensem com a cabeça do funcionário e não como a dos donos. As pessoas gostam do trabalho, precisam trabalhar, o que não gostam é de ser desmerecidos.